Sustentabilidade
Sustentabilidade

O setor de Logística: um terreno fértil para Diversidade e Inclusão

Alcançar mais Diversidade e Inclusão (D&I) no local de trabalho é uma prioridade crescente no setor de logística.

Em May 18, 2023

O core business da Logística, que oferece postos de trabalho em todos os níveis de qualificação, permite a integração de pessoas que muitas vezes têm dificuldades em encontrar oportunidades de emprego: pessoas com deficiência, idosos, estrangeiros, etc.

Convencida de que Diversidade&Inclusão é a receita ideal para o desempenho dos negócios, a FM Logistic continua seus esforços para se tornar uma empresa genuinamente inclusiva e diversificada.

Cada vez mais empresas em todo o mundo estão implementando uma estratégia de D&I e o setor industrial e logístico não é exceção. “A situação varia de acordo com o país, bem como com o tamanho, a maturidade e o core business da empresa”, explica Claire Schmauch, Diretora de Comunicações e Desenvolvimento Organizacional da FM Logistic. “Se a logística é um terreno fértil para a diversidade, a situação varia de acordo com as atividades: vemos mais paridade de gênero nas atividades de separação de pedidos e co-packing do que no transporte. O setor precisa progredir em algumas dimensões de diversidade, como mulheres em posições de liderança. Grandes players internacionais de logística, como a FM Logistic, estão cada vez mais ativos nesse tema. Não apenas estamos convencidos de que esta é a coisa certa a fazer, mas também nos permite um melhor alinhamento com as expectativas de nossos futuros colaboradores, especialmente a Geração Z, e assim lidar com as pressões no mercado de trabalho.”

As abordagens de D&I variam de país para país: os países anglo-saxões parecem liderar o caminho em todos os níveis; O Brasil dá mais ênfase às questões LGBTQIAP+; e a Índia concentra-se mais em questões de paridade de gênero. O envelhecimento populacional é outra tendência que impacta o local de trabalho. Segundo a OMS, 1 em cada 6 pessoas em todo o mundo terá 60 anos ou mais em 2030. As pessoas estão vivendo mais, mas também se mantendo saudáveis por mais tempo e, portanto, têm muita experiência, conhecimento e maturidade valiosos para oferecer às empresas . As estratégias de inclusão de pessoas com deficiências também estão aumentando devido à maior conscientização sobre essa questão, que preocupa 15% da população mundial (Banco Mundial).

Equipes diversificadas – a receita ideal para o desempenho dos negócios

Os benefícios de contratar pessoas com diferentes origens, gênero, idade, cultura e identidades não precisam mais ser comprovados. Enriquece o ambiente de trabalho, ajuda as pessoas a tomar melhores decisões, promove a inovação e melhora o desempenho. Como empresa familiar, a FM Logistic possui uma diversidade cultural de longa data. “D&I está inserido em nosso DNA”, explica Pénélope Laigo, Diretora do Grupo QHSE e Desenvolvimento Sustentável da FM Logistic. “Sempre focados nas pessoas e lançamos muitas iniciativas de D&I em todo o Grupo, como uma rede de instalações adaptadas (chamada FMEA) para colaboradores com deficiência. Esses FMEA são integrados em nossos sites com equipamentos e horários específicos para que essas pessoas possam realizar atividades de condicionamento.”

A parceria da FM Logistic com a fundação Les Apprentis d’Auteuil é mais uma grande iniciativa para fomentar a inserção profissional e apoiar os mais vulneráveis, principalmente os jovens. No ano passado, a FM Logistic decidiu ir além e embarcou em uma jornada para formalizar seu compromisso de D&I. “Uma abordagem de D&I mais estruturada nos ajudará a aumentar nosso desempenho e a respeitar melhor os padrões internacionais. Isso também desempenha um papel fundamental na atração e retenção de pessoas, bem como no atendimento aos requisitos de nossos clientes. Alguns de nossos clientes, especialmente nas indústrias farmacêutica ou cosmética, questionam nossas práticas e nos solicitam a integração de seus critérios de D&I em nossas operações.”

Focus: Um olhar sobre FM Logistic e D&I em 2022

  • 94/100 no Índice Egapro 2022 (igualdade de gênero)
      • Paridade de gênero: 53% homens / 47% mulheres (30% de mulheres entre os gerentes seniores)
      • Pessoas com deficiência: 8,2 % da força de trabalho total na França (em comparação com 6 % para a taxa mínima legal)
          • Entre os melhores empregadores do setor de logística (segundo o ranking Forbes Best Employers 2021 e 2022)
          • Idade: 15% dos funcionários da FM Logistic têm mais de 50 anos
          Este conteúdo foi interessante, útil?

          Como podemos te ajudar?

          O que você está buscando?