Fm logistic

La logique des transports urbain

Melhoria contínua

O objetivo de nossa política de melhoria contínua é criar valor para nossos clientes.

Para isso, a inteligência operacional, as competências e o conhecimento de campo que temos em todas as nossas Equipes são a melhor alavanca para aumentar nossa competitividade e reforçar nossa excelência operacional.

Diretamente inspirado por abordagens reduzidas, o programa que implementamos em todas as nossas atividades e países é estruturado em três lógicas:

  • questionamento permanente por meio de revisão periódica ou nossos processos e operações;
  • rigor necessário para eliminar operações sem valor agregado e simplificar fluxos;
  • inteligência coletiva para envolver todos no processo, porque esse é o segredo para a melhoria de eficiência e confiança.

A implementação de nossa abordagem contínua é feita com relação a 3 programas principais.

3 programas principais

HOSHIN

Como:

Equipes de Operações (de motoristas de empilhadeiras a Diretor de Atividade) e Competência de Melhoria Contínua fazem juntas um diagnóstico das operações e definem um plano de ação

Visão geral do conteúdo:

  • Definição e mensuração de desempenho
  • Mapeamento do fluxo de valor
  • Observação do processo de campo
  • Identificação de muda, mura, muri
  • Avaliação do sistema de gerenciamento
  • Avaliação de 5S e gerenciamento visual
  • Definição de ações

KAIZEN

Como:

Treinamento em fundamentos de melhoria contínua e criação de laços de melhoria ritualizada envolvendo todas as Equipes

Visão geral do conteúdo:

  • Definição de perdas e padrões
  • Treinamento de métodos de solução de problemas (Diagrama de Ishikawa, 5W, QQOQCCP, entre outros)
  • Treinamento de animação de melhoria contínua (placa de tendência, gerenciamento visual, entre outros)
  • Promoção de laços de melhoria padronizada

EMPOWERMENT

Como:

Programa de treinamento completo sobre diferentes aspectos de melhoria contínua orientada para ação

Visão geral do conteúdo:

  • Treinamento em módulos: perdas, solução de problemas, supervisão ativa, estratégia de implementação etc.
  • Mistura de conceitos, métodos, ferramentas e exercícios
  • Feira para implementação “sob medida”: para oferecer suporte a um workshop, plano de ação, treinamento de novo expoente etc.

Segurança Global

A segurança tem um papel fundamental na governança da empresa. Para ser bem governada, a companhia deve estar bem segura, portanto:

  • As obrigações com clientes primeiramente incluem segurança de produtos e serviços;
  • As obrigações com acionistas impõem os requisitos de segurança da propriedade e dos ativos;
  • A segurança de viagem e a segurança de nossos expatriados são a base de nosso comprometimento com os funcionários responsáveis.

E a organização da segurança geral do Grupo diz respeito a uma implementação de segurança econômica.

Bernard GALEA - CSO da FM Logistic