Fm logistic

La logique des transports urbain

Desenvolvimento sustentável

Desde que a FM Logistic foi criada, o espírito de responsabilidade alimentou sua cultura empresarial e ofereceu suporte ao seu crescimento.

Desde que a FM Logistic foi criada, o espírito de responsabilidade alimentou sua cultura organizacional e ofereceu suporte ao seu crescimento. A empresa sempre teve o objetivo de satisfazer todos os seus grupos de interesse de forma justa e sustentável, sejam eles funcionários, clientes, acionistas, parceiros, fornecedores ou a sociedade, ao mesmo tempo em que respeita o meio ambiente. Hoje, o desenvolvimento sustentável é prioridade para a FM Logistic. Para oferecer estrutura a essa abordagem e alinhá-la com sua estratégia de 2022, a FM Logistic elaborou um plano de desenvolvimento sustentável baseado em quatro pilares: social, societário, econômico e ambiental.

Apesar de o gerenciamento da empresa figurar como líder nessa abordagem, os países-sede que são as bases e os propulsores. Eles fornecem indicadores trimestrais para que o comprometimento da companhia seja alcançado. Portanto, esses indicadores são monitorados no âmbito do Grupo e apresentados ao COMEX a cada trimestre.

Mensagem do Diretor de Desenvolvimento Sustentável da FM Logistic

  • “O desenvolvimento sustentável é uma expressão recente do que é para nós uma cultura consagrada.

    O compromisso com nossas responsabilidades como empresa internacional sempre fortaleceu nosso desenvolvimento. Olhar mais adiante, tendo um objetivo em longo prazo, garante o futuro: essa é a visão que nossos fundadores inscreveram no DNA da FM Logistic.

    Seja com nossos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores, acionistas ou sociedade civil, sempre focamos em relações equilibradas, lucrativas e sustentáveis com todos os nossos grupos de interesse, ao mesmo tempo em que respeitamos o meio ambiente. Adotando uma abordagem que atende a maioria dos padrões internacionais, a FM Logistic reforça seu comprometimento em promover o desenvolvimento sustentável.

    É uma causa nobre, que também depende de um desejo de todos de se engajar para melhorar nossa contribuição para o futuro do planeta, por gestos simples ou ações maiores. Toda a equipe de desenvolvimento sustentável da FM Logistic está disponível para ajudar funcionários da empresa a cumprir com seus compromissos."

    Olivier Faure, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da FM Logistic

Os quatro pilares do Desenvolvimento Sustentável

  • Pilar societário - Ser um atuante comprometido com o desenvolvimento da economia local

    Desenvolvimento de parcerias para oferecer suporte a causas locais

    Com um comprometimento forte ao patrocínio de negócios, a FM Logistic implementa ações locais por meio da cooperação nos países onde opera.

    • Na França, equipes trabalham para ajudar a Associação de Paralíticos da França. Inúmeras iniciativas para ajudar os menos afortunados são realizadas pela empresa: doações de roupas, várias coletas para oferecer suporte a associações, doação de sangue, reciclagem de tampas de garrafa etc.
    • Na Rússia, coletas de produtos de higiene e roupas são organizadas para ajudar um centro para jovens transgressores.
    • No Brasil, as equipes da FM estão profundamente envolvidas para oferecer suporte a orfanatos.

    Desenvolvimento de projetos com contribuição significativa para a sociedade

    A FM Logistic atua de forma comprometida para gerar um impacto positivo em seu ambiente imediato. A forma com que realiza esse feito é por meio do desenvolvimento de projetos que estimulam a contribuição positiva para a sociedade. Foi com sua história que a empresa lançou uma reflexão coletiva com a visão de elaborar um modelo para um centro de logística “alternativo”.

    Promoção de integração profissional de desfavorecidos

    Para a FM Logistic, é muito importante promover o acesso a empregos para pessoas com dificuldades. O emprego de pessoas com deficiência é assunto de monitoramento particular nos países onde a companhia opera.

  • Pilar Social – Confiamos no nosso pessoal para ser um pilar do nosso comprometimento

    Desenvolvimento das habilidades profissionais de nossos funcionários

    Pelo fato de a logística ser, acima de tudo, um serviço profissional, a FM Logistic coloca seus funcionários no centro das preocupações. A empresa desenvolve cursos e novas habilidades para promover a evolução profissional de cada pessoa.

    A Universidade FM oferece a seus funcionários treinamento de alta qualidade adaptado à natureza específica do trabalho da FM Logistic.

    Garantia de segurança no local de trabalho para nossos funcionários

    Trabalhos em transporte e logística apresentam riscos. Por isso, devem ser controlados para garantir a segurança de nossos funcionários. A FM Logistic está comprometida com isso e implementa constantemente ações focadas na regulamentação, conscientização de funcionários, melhoria contínua de práticas (por revisões periódicas de objetivos) e, acima de tudo, envolvimento de cada pessoa.

    Acesso de todos os nossos funcionários ao sistema de saúde

    Após analisar boas práticas de saúde em cada país, o departamento de recursos corporativos trabalha para harmonizar os serviços de cobertura de saúde que são oferecidos a seus funcionários. Esse compromisso está direcionado a proporcionar as boas práticas e condições satisfatórias de trabalho no Grupo.

  • Pilar econômico - Criação da cadeia de suprimentos do amanhã

    Inovação nas práticas de cadeia de suprimentos pelo trabalho com atuantes-chave

    O setor de logística e transporte está sujeito a inúmeras pressões sociais e ambientais. Os vários atuantes da cadeia de logística devem trabalhar de forma colaborativa para atender a esses desafios. A FM Logistic está comprometida em fazer isso por meio de:

    • Participação em programas europeus na logística do futuro;
    • Constituição de parcerias com várias instituições educacionais;
    • Desenvolvimento de projetos colaborativos com alguns clientes.

    Patrocínios de aquisição de habilidades na comercialização logística

    O patrocínio baseado em habilidades envolve dispor funcionários voluntários gratuita e prontamente disponíveis para uma organização de interesse geral com uma proposta cultural, social, ambiental ou humanitária. É um meio eficaz de envolver funcionários em projetos para o benefício da sociedade. Localizados em ONGs, eles obtêm uma experiência que reforça o significado de seu trabalho diário.

    Criação de trabalho e da economia local em cada um dos países onde atuamos

    Como operador internacional, a FM Logistic está comprometida com o desenvolvimento social e da economia dos territórios onde opera. Promove a compra de bens e serviços locais. Oferece suporte a fornecedores locais por meio de um programa global para ampliar parcerias em cada país.

  • Pilar ambiental - Colocamos o desempenho ambiental no centro do nosso desenvolvimento

    Redução da pegada de carbono de nossas atividades

    De uma preocupação que leva em conta o impacto global de suas atividades como coordenador de logística, a FM Logistic controla a emissão dos gases do efeito estufa ao combinar:

    • redução das emissões de CO2 e outros gases devido ao transporte;
    • redução do consumo de energia;
    • criação de ofertas ecológicas.

    A parceria com o “Green Freight Europe” e a criação, em 2014, do monitoramento de emissão de CO2 em transporte marcaram uma nova etapa em sua abordagem.

    Redução do consumo de energia

    A FM Logistic investe para otimizar o consumo de energia ao mesmo tempo em que mantém o conforto e o nível de serviço. Nesse sentido, é auxiliada pela Batilogistic (proprietário dos prédios) e sua filial NG Concept, especialista em construção e design de construção. Por estar envolvida em um processo de melhoria contínua, ela desenvolveu uma estratégia de classificação de HQE ambiental para França e LEED em âmbito internacional.

    Desenvolvimento de ofertas ecológicas para nossos clientes

    Pelo fato de o meio ambiente pertencer a todos, a FM Logistic está envolvida na busca de soluções alternativas mais viáveis. Concentração de fluxos, melhoria de turnos, transferência intermodal, cross-docking, entregas urbanas limpas, etc. Todos os meios são explorados para desenvolver serviços da próxima geração ao integrar controle de pegada de carbono.

Sistemas de gerenciamento

O desenvolvimento sustentável da FM Logistic é fundamentado em um sistema de gerenciamento que engloba três níveis: a própria companhia, os países e os locais logísticos onde ela opera. O gerenciamento executivo da empresa precisa elaborar padrões de excelência para todos os níveis, embora cada país e cada local possua sua autonomia para adaptar esses padrões de acordo com as regulamentações e realidades locais, bem como de forma a satisfazer as necessidades de seus clientes. Do Brasil à China, passando por toda a Europa, todos os funcionários compartilham os objetivos da política de sustentabilidade da FM Logistic: excelência operacional, satisfação do cliente, melhoria contínua.

As certificações dos países onde atuamos

A política de sustentabilidade da FM Logistic é baseada na conformidade regulatória, na prevenção de riscos e na melhoria contínua. Seus princípios de implementação contemplam um conjunto de regras e ferramentas de referência que são comunicados por meio de treinamentos contínuos aos funcionários.

O sistema usado pela FM Logistic atende aos elevados padrões de higiene, segurança, rastreabilidade, manuseio de materiais perigosos e boas práticas. Os locais são certificados se houver necessidade, para que nossos clientes possam ter a certeza de que seus produtos estão sendo cuidados de forma segura, em um ambiente de acordo com os regulamentos, em cada etapa da cadeia de suprimentos e em cada país.

Como fundamento da empresa, o sistema de gerenciamento da FM Logistic inclui um processo que garante a homogeneidade e a segurança da sua organização ao aplicar regras comuns e compulsórias. As boas práticas resultantes são, então, estendidas em cada país, levando em conta fatores locais.

Nosso comprometimento

  • Compromisso ambiental

    Nosso compromisso com o meio ambiente

    Para reforçar seu compromisso com o meio ambiente, a FM Logistic integrou essa questão no programa de Desenvolvimento Sustentável:

    • Respeito por regulamentos segundo obrigações jurídicas, administrativas e regulatórias aplicáveis a nossas atividades;
    • A prevenção dos riscos de poluição são garantidos graças aos meios de vigilância e prevenção adotados em toda a Cadeia de Suprimentos;
    • O uso de tecnologias limpas que respeitam melhor o ambiente, principalmente na criação de nossos edifícios e substituição de nossa frota de veículos. A FM France tem treinado seus motoristas em condução ecológica. Na Espanha, a FM Logistic usa um caminhão que funciona com gás natural liquefeito;
    • Comunicação sobre nossa política ambiental para conscientizar e envolver nossos funcionários em valores de boa cidadania;
    • Melhoria contínua para revisar periodicamente nossos objetivos e alvos de forma coerente com nossos compromissos ambientais e as expectativas dos nossos grupos de interesse.
  • A seu dispor

    Os compromissos de nossos clientes

    Para desenvolver comunicação e parcerias, ouvimos suas necessidades, comunicamos os KPIs, definimos uma matriz de comunicação personalizada para os seus contatos diários e estratégicos e informamos continuamente sobre nossas atividades.

    Como especialistas da Cadeia de Suprimentos Global,

    • Fornecemos uma resposta baseada em setor adaptada aos mercados de nossos clientes, para a satisfação de seus consumidores, garantindo a confiança e a eficácia de custo;
    • Adaptamos nossas mudanças em volumes de produção e necessidades de mercado;
    • Treinamos continuamente nosso pessoal para garantir um alto nível de serviço;
    • Antecipamos suas necessidades futuras para garantir que continuemos a ser competitivos.

    Foco em melhoria contínua

    Prometemos implementar planos de melhoria anuais e atividades de referência para desenvolver e compartilhar boas práticas com nossos clientes.

    À sua disposição.

  • Prevenção de risco

    Nosso compromisso de segurança

    A FM trabalha para a melhoria contínua de seus resultados em assunto de segurança no trabalho. Em cada país onde a FM Logistic opera, a prevenção de risco é garantida em particular por:

    • elaboração de um plano de avaliação de perigo ocupacional;
    • monitoramento e análise de acidentes no trabalho;
    • manutenção da limpeza e organização no ambiente de trabalho.

    Muitas atividades de conscientização, treinamento e empoderamento são realizadas com funcionários para que adotem comportamentos de segurança em seus trabalhos diários.

    Com o propósito de promover segurança no trabalho para seus clientes, a FM Logistic recentemente lançou a “Atitude de Primeira Segurança”. Essa abordagem, direcionada para todos, consiste em compartilhar experiências coletando melhores práticas nos locais. O impacto dessa abordagem é monitorado por meio do indicador LTIFR (Taxa de Frequência de Tempo Perdido com Lesões), apresentado durante as reuniões do Comex.

    Além disso, graças à sua grande competência no setor de alimentos, a FM Logistic garante a segurança dos produtos tratados. Portanto, para cada cliente, um novo estudo de HACCP é iniciado. O objetivo é identificar os elementos que podem tornar o alimento não apropriado para consumo e eliminá-los. Em cada local onde o alimento é tratado, equipes exclusivas de HACCP são constituídas. Elas garantem a implementação de boas práticas de higiene, limpeza e rastreabilidade etc.