Fm logistic

La logique des transports urbain

Desenvolvimento sustentável

Desde que a FM Logistic foi criada, um senso de responsabilidade direciona nossa cultura corporativa e apoia nosso crescimento.

O Grupo sempre teve como objetivo satisfazer; de forma justa e sustentável seus funcionários, clientes, acionistas, parceiros, fornecedores e sociedade, de uma maneira ambientalmente aceitável. Estimulado por essa cultura, o desenvolvimento sustentável tornou-se uma prioridade para a FM Logistic. Para estruturar essa abordagem e alinhá-la com nossa estratégia de 2022, a FM Logistic elaborou um plano de desenvolvimento sustentável baseado em quatro pilares: social, comunitário, econômico e ambiental.

 

Esta abordagem é liderada pela diretoria do Grupo, mas são os próprios países que fazem acontecer. Eles são responsáveis pelos indicadores trimestrais e pelo cumprimento dos objetivos. Três desses indicadores são monitorados pelo Grupo e apresentados ao Comitê Executivo a cada trimestre.

Mensagem do Diretor de Desenvolvimento Sustentável da FM Logistic

  • “O desenvolvimento sustentável é parte da nossa cultura.

     

    Como empresa internacional, o compromisso com nossa responsabilidade sempre fortaleceu nosso desenvolvimento. Olhar mais adiante tendo objetivos em longo prazo, garante o futuro. Essa é a visão que nossos fundadores registraram no DNA da FM Logistic.

     

    Seja com nossos funcionários, clientes, parceiros, fornecedores, acionistas ou sociedade, sempre focamos em relações equilibradas, favoráveis e sustentáveis com todos os envolvidos, ao mesmo tempo em que respeitamos o meio ambiente. Adotando uma abordagem que atende a maioria dos padrões internacionais, a FM Logistic reforça seu comprometimento em promover o desenvolvimento sustentável.

     

    É uma causa nobre, que também depende do desejo de todos de se engajar para melhorar nossa contribuição com o futuro do planeta, por gestos simples e ações estruturadas. Toda a equipe de desenvolvimento sustentável da FM Logistic está unida para cumprir com nossos compromissos."

     

    Olivier Faure, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da FM Logistic

Os quatro pilares do Desenvolvimento Sustentável

  • Pilar Econômico - Criando a cadeia de suprimentos do amanhã

    A colaboração é um elemento chave no sucesso de um projeto. O desafio está em estabelecer novas maneiras de trabalhar, aproximar-se dos diversos stakeholders da empresa: clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidades para desenvolver projetos transversais que gerem soluções inovadoras com valores agregados, antecipando as tendências da logística de amanhã.

    Inovação nas práticas da cadeia logística 

    O setor de logística e transporte está sujeito a inúmeras pressões sociais e ambientais. Os vários intervenientes na cadeia logística devem trabalhar juntos para enfrentar esses desafios. A FM Logistic está comprometida em fazer isso por: 

    - participar de programas europeus sobre a logística urbana de amanhã

    - estabelecer parcerias com instituições de ensino

    - desenvolver projetos colaborativos com determinados clientes 

    Compartilhando habilidades no setor da logística 

    Essa iniciativa envolve disponibilizar colaboradores voluntários para uma organização de interesse geral, com objetivo cultural, social, ambiental ou humanitária. É um meio eficaz de envolver os funcionários em projetos sociais, e a experiência de trabalhar com uma ONG dá mais sentido às suas tarefas do dia-a-dia.

    Contribuindo para a geração de empregos e a economia local em cada um dos nossos países

    Como operador internacional, a FM Logistic está comprometida com o desenvolvimento econômico e social dos locais onde opera. Promovemos a compra de bens e serviços locais. Apoiamos fornecedores locais por meio de um programa global para melhorar as parcerias em cada país.

  • Pilar Ambiental – Destacar o desempenho ambiental

    As atividades de logística em geral emitem CO2 e são consumidoras de recursos naturais. Uma das principais preocupações, portanto, é dominar os diversos impactos para contribuir na luta contra as mudanças climáticas e na a conservação dos recursos naturais. Integrar o desempenho ambiental no coração do desenvolvimento da empresa é uma visão estratégica resultante da vontade de agir em todos os níveis.

    Reduzindo a emissão de CO2 

    A FM Logistic considera importante o impacto global de suas atividades logísticas. Os gases de efeito estufa são mantidos sob controle por:

    • diminuir a emissão de CO2 nos armazéns e transportes
    • reduzir o consumo de energia
    • implementar soluções verdes

     

    Diminuindo o consumo de energia

    A FM Logistic está fazendo investimentos para diminuir o consumo de energia de seus sites, mantendo o padrão de serviço. A empresa é assistida pela Batilogistic (construção civil) e pela NG Concept, sua subsidiária e especialista em projetos de construção de edifícios. Através do processo de melhoria contínua, desenvolvemos uma estratégia de certificação ambiental HQE para a França e LEED internacionalmente.

     

    Desenvolvendo soluções verdes para nossos clientes

    Como o meio ambiente pertence a todos, a FM Logistic está comprometida em encontrar soluções alternativas e mais ecológicas. Combinando fluxos de transporte, otimização da rota de entrega, transporte intermodal, cross-docking, entregas urbanas limpas, etc. Todas estas iniciativas estão sendo exploradas para criar serviços de nova geração com indicador integrado de CO2.

  • Pilar Comunitário - Contribuindo para o desenvolvimento da economia local

    Contribuir com a economia nos locais em que o grupo opera, é o desafio deste pilar. Quer seja na Europa, na Ásia ou na América, a FM Logistic tem por objetivo trabalhar com mais proximidade das populações locais para que elas se beneficiem do sucesso da empresa. Usando os recursos locais e trabalhando com fornecedores e parceiros locais, cada entidade do grupo pode devolver um serviço de qualidade aos seus clientes enquanto gera lucros sociais.

  • Pilar Social - Garantindo a segurança do trabalho da nossa equipe

    Os funcionários da FM Logistic têm um papel vital no sucesso dos negócios. Eles trabalham para melhorar seu desempenho e o de nossos clientes. Por isso, é essencial permitir que trabalhem nas melhores condições para garantir o seu bem-estar. O programa Safety First Attitude, implantado em todos os países que atuamos, oferece uma oportunidade de adaptá-lo e enriquecê-lo com práticas locais. Formulado em três fases, visa envolver todos os níveis de organização:

    - Técnico: integrar ao conceito das operações logísticas o gerenciamento de riscos, os critérios de prevenção e qualidade de vida no trabalho, considerando todas as atividades: armazenagem e co-packing

    - Organizacional: estabelecer as regras de segurança compartilhadas, adaptáveis ​​às necessidades locais e formalizadas na Lei de Segurança

    - Comportamental: mobilizar toda a organização para um novo perfil, agindo sobre fatores humanos e mudando atitudes

     

    Desenvolvendo as habilidades profissionais de nossa equipe:

    Para acompanhar a trajetória dos nossos funcionários, promover a evolução de suas competências para que ofereçam o melhor serviço, o Grupo foi elaborou uma ferramenta poderosa: FM University, que possui programas específicos de treinamentos sobre as atividades da FM, Gestão de Pessoas e Cultura Corporativa.

Sistemas de Gerenciamento

A FM Logistic baseia sua abordagem de desenvolvimento sustentável em um sistema de gerenciamento de três níveis que é implementado em toda a empresa, países e locais onde opera. A equipe executiva da empresa define o padrão exigido, mas cada país e cada site tem a liberdade de se adaptar e cumprir as regulamentações locais, bem como as necessidades dos clientes locais. Do Brasil à China, incluindo a Europa, as equipes de QHSE da FM Logistic implementaram uma política cujo objetivo é compartilhado por todos os funcionários: excelência operacional, satisfação do cliente e melhoria contínua.

 

Certificações em nossos países

A política de QHSE da FM Logistic é baseada na conformidade regulatória, prevenção de riscos e melhoria contínua. Seus princípios de implementação são estabelecidos com regras e ferramentas de referência e comunicados à equipe por meio de programas de treinamentos.

O sistema utilizado pela FM Logistic respeita os mais rigorosos padrões em termos de higiene, segurança, rastreabilidade, manuseio de materiais perigosos e melhores práticas por setor. As operações são certificadas para que nossos clientes possam ter certeza de que seus produtos são manuseados de acordo com os padrões, em um ambiente compatível, em todas as etapas da cadeia de suprimentos de cada país.

O sistema de gerenciamento de logística FM é um dos pilares de sua organização. Baseia-se em processos que garantem a uniformidade e segurança da organização, aplicando regras básicas e obrigatórias. As melhores práticas resultantes são então aplicadas em cada país, levando em consideração fatores locais.

Nosso Comprometimento

  • Nosso compromisso com a segurança

    Nossa cultura corporativa é fundamentada no espírito de equipe e responsabilidade. As pessoas são a força da empresa e, juntos, compartilhamos o sucesso da FM Logistic. Em termos de sustentabilidade e para preservar o futuro, nosso compromisso com a segurança e saúde no trabalho nos leva ao objetivo de zero acidentes.

  • Nosso compromisso com o meio ambiente

    Uma forte determinação em trabalhar pela preservação do meio ambiente.

     

    • Conformidade regulatória
    • Prevenção de riscos de poluição
    • Redução do impacto de nossos negócios no meio ambiente
    • Uso de tecnologias limpas
    • Comunicação e melhoria contínua
  • Nosso compromisso com os clientes

    O caminho para a excelência entre nossos clientes e a cadeia de suprimentos de amanhã

     

    - Nos comprometemos com os nossos clientes

    - Priorizamos a excelência de nossos serviços

    - Estamos focados na inovação contínua