Fm logistic

La logique des transports urbain

FM Logistic encerra ano fiscal com faturamento de 1,3 bilhão de euros

Brasil

FM Logistic encerra ano fiscal com faturamento de 1,3 bilhão de euros

  • Aumento de 11,8% na receita para 1,3 bilhão de euros (+ 15% excluindo efeitos cambiais)
  • 32% de aumento no EBIT totalizando 35,1 milhões de euros
  • 190 milhões de euros em novos contratos assinados durante o ano fiscal de 2018-2019
  • Investimento contínuo em automação e digitalização, gerando mais de 2.300 empregos em tempo integral

 

10 de julho de 2019 – A FM Logistic divulgou os resultados financeiros para o ano fiscal de 2018-2019, finalizado em 31 de março de 2019. A empresa gerou receitas de 1,318 bilhão de euros no ano que terminou em março último, um aumento de 11,8% em relação ao período anterior, e lucro antes de juros e impostos (EBIT) de 35,1 milhões, cerca de 32% acima dos 26,5 milhões de euros no ano passado. Ajustado pelos efeitos cambiais, o crescimento da receita foi de 15%. A melhora do EBIT foi impulsionada pelas medidas tomadas pela companhia para aumentar a eficiência operacional e ser mais seletiva na abordagem comercial. 

“A FM Logistic apresentou um desempenho sólido no ano fiscal de 2018-2019, com um incremento de dois dígitos em receita e EBIT”, afirmou Jean-Christophe Machet, CEO da FM Logistic. “O aumento da receita foi exclusivamente orgânico, um indicativo da confiança do cliente. A melhoria da rentabilidade reflete os primeiros resultados do nosso plano estratégico chamado Focus Plan, que iniciamos em 2017 e tem quatro objetivos: definir preços adequados para os serviços, aumentar a eficiência operacional, desenvolver recursos humanos e ser mais seletivo do ponto de vista comercial. Esses resultados conferem credibilidade adicional ao nosso modelo de negócio como empresa independente e familiar”, completa. 

A companhia aproveitou a demanda por serviços de logística na Europa e na Ásia, impulsionada pelo omnichannel e pelo e-commerce. A FM Logistic registrou 190 milhões de euros em novos contratos durante o ano fiscal de 2018-2019, principalmente, de empresas dos setores de bens de consumo, varejo, perfumaria e cosméticos.

A FM Logistic expandiu sua presença internacional em toda a Europa durante o ano fiscal de 2018-19, com a abertura ou expansão de várias plataformas de logística na Rússia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Espanha e Itália. Novos negócios já estão em andamento na Índia e Vietnã. Países fora do mercado francês agora respondem por 61% das receitas da FM Logistic. 

A empresa continuou a investir na automação dos processos de armazenagem, aumentando a eficiência operacional com a implantação de veículos guiados automatizados digitais (AGVs), robôs colaborativos e drones de estoque. A companhia também segue no processo de transformação digital, com a migração de vários aplicativos para a nuvem, a adoção de novos sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), a implantação do RH Digital e a introdução do G Suite do Google. 

“Para melhorar a produtividade e aumentar a competitividade no mercado, é fundamental acompanhar as tendências na área de tecnologia. Isso é primordial para as operações e reflete diretamente no sucesso do negócio. Ao investir em tecnologia, estamos projetando e antecipando o futuro da logística dos nossos clientes”, ressalta Ronaldo Fernandes da Silva, presidente da FM Logistic do Brasil. 

 

A FM Logistic criou 2.300 empregos diretos no ano terminado em março de 2019 para dar suporte ao crescimento dos negócios. A empresa agora totaliza um quadro colaborativo de 27.200 pessoas em todo o mundo. A força de trabalho cresceu a um ritmo menor do que a receita (9,3% ante 11,8%), um sinal do aprimoramento das habilidades dos colaboradores e dos resultados positivos das ações realizadas para impulsionar a eficiência operacional. Apesar dos apertados mercados de trabalho na Europa, a FM Logistic conseguiu atender a maioria das necessidades de recrutamento. 

De acordo com a FM Logistic do Brasil, as expectativas e desafios na área de recursos humanos têm similaridades e particularidades em relação ao mercado como um todo. A empresa pretende fortalecer políticas e processos de RH, transformação digital e gerencial. O objetivo é a alta performance dos colaboradores, alinhado aos valores da empresa, o que demonstra que a companhia está atualizada em relação às novas tendências do setor. 

Os esforços de desenvolvimento sustentável da FM Logistic ganharam vários reconhecimentos durante o ano fiscal de 2018-2019. A empresa recebeu pontuações positivas em sua gestão sustentável, independentemente do país de origem e setor industrial. 

Perspectivas

Para o ano fiscal de 2019-2020, a FM Logistic espera uma melhora adicional do EBIT em razão do crescimento mais lento da receita devido ao aumento da seletividade comercial. Esses objetivos consideram taxas de câmbio e excluem aquisições.

 

Sobre a FM Logistic

Fundada na França em 1967, a FM Logistic é uma empresa com faturamento de 1,3 bilhão de euros (2018-2019), está presente em 14 países da Europa, Ásia e América Latina e conta com, aproximadamente, 26 mil colaboradores.

A FM Logistic investe constantemente em inovação para oferecer soluções logísticas de armazenagem e co-packing para atender às necessidades dos consumidores, bem como do crescimento do e-commerce e do omnichannel. Seu portfólio de atuação abrange indústrias nacionais e internacionais de bens de consumo, varejo, cosméticos, manufaturados e produtos de cuidados pessoais. No Brasil, está presente desde 2013, onde conta com cinco centros de distribuição localizados estrategicamente em SP, SC, RS, MG e RJ, empregando cerca de mil colaboradores.

Informações para a Imprensa

Flávia Gavioli

(11) 99369-7116

flaviagavioli@uol.com.br